quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Onsen

Onsen é o termo utilizado pelos japoneses para águas termais.

Como vocês já estão carecas de me ouvir dizer, a actividade vulcânica neste país é mais que muita, e por isso mesmo existem locais com águas termais por todo o país.

Os japas são completamente doidos com estas águas, e por isso têm locais para banhos públicos em tudo o que é sítio. Estes banhos podem ser interiores ou exteriores, naturais ou artificiais. Existem mais de mil e uma maneiras para eles.

Eu, como não podia deixar de ser, tive de os ir experimentar! E já que era para experimentar, então que fosse uma coisa em grande!
Fui ao turismo e disse: " Quero um onsen natural, ao ar livre e que tenha uma bela vista"
E assim foi, a minha amiga do turismo lá me recomendou um no cimo de uma montanha.
Só tenho pena que seja proibido tirar fotos (já vão entender porquê), mas pronto lá arranjei esta foto na net e o sítio é bem parecido com o que eu experimentei:

Mas é bom que tenham a noção que para se tomar um banho destes é preciso tirar quase um curso! Aqui vos deixo as lições básicas:

1. Tirar os sapatos antes de entrar no balneário (esta podiamos saltar, tiramos os sapatos em tudo o que é sítio, não ia ser excepção)
2. Não usar qualquer tipo de roupa dentro do banho! (Sim, queremos é partilhar em comunidade a sensação de estar ao ar livre como viemos ao mundo!)
3. Tomar duche antes de entrar no banho comum. Lavar muito bem o corpinho com sabonete e champô e não levar qualquer tipo de vestigio destes lá para dentro. (Assim sim, já estamos a melhorar, ao menos vamos todos limpinhos partilhar a mesma água! :P). Mas este duche não foi tomado "normalmente". Tive de me sentar nuns banquinhos mínimos e usar estes potes da foto para pôr a água em cima de mim! Foi lindo!


4. Última e mais importante! Secar o corpo antes de voltar a entrar no balneário.

Pois bem, no balneário havia umas figurinhas com estas explicações. Dei uma vista de olhos, sim porque quem me conhece sabe que não sou muito atenta a ler este tipo de coisas, e lá saí do balneário, nuínha, sem toalha nem nada.
As três primeiras regras foram cumpridas com distinção. Mas já dentro do banho, começo a ver o pessoal todo a tapar-se com a toalha até entrar no banho. E eu pensei: "Começa a barracada! Onde anda a minha toalha?? Dentro do cacifo! Olha que bem jogado!"
Pois era, já não bastava o facto de ser ocidental e de despertar aquela curiosidade... Humm deixa lá ver como é uma ocidental nua! Será que o corpo condiz com a cara de extra terrestre?.
Adicionem o facto de tudo olhar para mim com aquele ar de pena do género, coitada, não percebe nada disto! Se calhar é melhor ajudá-la!
E eu ainda ajudo à festa e vou sem toalha!
Mas que granda maluca! Assim é que é. Pudor para quê?? Ai é para ir nu?? Então vamos a isso!!

Depois de tomar o meu banho, lá voltei para o balneário, sem nunca ter em mente que existia a regra número 4. Ora, como já estão a imaginar, encharquei o chão TODO!!!

Só quando olhei para os lados e vi tudo encharcado à minha volta e de resto tudo sequinho é que percebi o que é que a senhora que estava ao meu lado estava a dizer insistentemente à filha! Pelos vistos o que ela repetia à filha de minuto a minuto devia ser algo do género: "Não vás para aí senão molhas as meias todas. Aprende filha, os estrangeiros têm a mania que entendem destas coisas, vêm para aqui e depois dá nisto."

Bem eu não conseguia parar de rir. O olhar daquela gente para o chão molhado e para mim foi de morrer a rir. Despachei-me bem rápido a vestir-me! Já tava a ver a minha cabeça mergulhada no banho não tardava um fósforo! Pus-me a milhas o mais depressa que consegui!!

Agora que pesquisei na net, encontrei a chave de ouro, a regra número 4! Da próxima vez já sei, levar a toalha comigo e limpar-me antes de entrar!

De qualquer das formas, mesmo com mais uma barraca das grandes, ADOREI o banho! Nua, ao ar livre, com 1 ºC no exterior e uma água tão quentinha que não se sente frio algum... E ainda para completar o cenário uma vista espectacular das montanhas e da cidade... Aconselho a todos a experiência ;)

Para mim, a experiência é para repetir, mas desta vez sem erro algum! Vou mostrar aos japas que nós ocidentais também dominamos a arte do banho e tentar salvar a nossa honra (se ainda fôr possível)!! :P


    9 comentários:

    headache disse...

    Relativamente à última frase:

    acho que já não é possível :P

    Anónimo disse...

    Realmente a envergonhares a honra dos portugas com esse chiqueiro no balneário! Os portugas que se portam sempre de uma forma tão civilizada!
    Acho mesmo bem que repitas a experiência, para ver se retiras a má opinião que possas ter causado aos japas.

    S. disse...

    Epa, és a pior! Que vergonheira! =P

    Mas podes sempre alegar (mesmo que seja mentira :P) que... cof cof!... não percebeste as instruções! ;)

    Tanto trabalho que vossemecê tem tido... deves andar tãooooo podre!! =P

    Esqueçamos isso! Esta é mais uma coisita que terás que trazer para cá! Compramos (claro, tem q ser em parceria, que a ideia é minha! =P) um bocadinho de terra em Sintra, fazemos um buraco no chão, metemos lá para dentro água quente (mesmo que não seja verdadeiramente do interior da terra, ninguém precisa de saber...) e vendemos isso como um costume japonês! É uma espécie de termas, mas mais fino! :) Já tou mesmo a ver... "Japa relax"! uhhh É o domínio!!! lol :D

    wednesday disse...

    Olha, eu mesmo aqui à distância tou a ficar adepta desses costumes termais dos japas. Eles tratam-se bem... Já percebi pq é que a pele deles parece sempre imaculada e também porque é que eles costumam viver mais anos... Tá explicado.

    Quando a Engª deixar de dar (o que quer que seja que isso signifique...) vou abrir um spa inovador :P

    Unknown disse...

    Só tu para fazeres isto, esta é digna de um filme, só pela coragem 2 valores a favor no doutoramento.

    Quanto à mãe da japinha, parece q a mãe explicava à filha que vês preferes a comida ocidental e depois dá nisto não sabem ler.

    Xau Xau Caravau

    Mitsuko disse...

    Oh Sara adorei a tua ideia!! Vamos a isso! Ias ver o lucro que isso não ia dar! Juntamo-nos as 3 (eu, tu e a wendnesday) e montamos uma cena dessas! Vamos a isso! Vai ficar é caro, porque não temos o aquecimento natural que eles têm. Mas olha vamos inovar, banhos frios!! A bem dizer gelados! A publicidade vai ser: Se não quer ficar mais do que uma vez doente no inverno venha experimenta-los! Sim porque ficam logo ali com uma peneumonia já não saiem do hospital!
    Sucesso garantido! ;)

    Mitsuko disse...

    Olha que se o meu doutoramento fosse feito de experiências japas ia ser num instante que o acabava! Grande ideia! Vou propor essa ao meu chefe!

    S. disse...

    Fabuloso!!!

    Para os mais mariquinhas, usa-se o baldezito e molha-se a cabecita com água del cano quente! ;) Belíssimo!

    Isto não tem erro! Vamos ficar ricas!!! Como vou ganhar o Euromilhões amanhã (toma lá!!! tu aí não tens euromilhões! =P), temos uma óptima entrada! ;) heheheh

    I'm in!

    wednesday disse...

    Depende do qual chefe ao qual vais propor isso... :P