quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Maneki Neko

Acho que este gato é uma imagem de marca do Japão! E como não podia deixar de ser tinha de falar um bocadinho sobre ele!!



Aqui podemos encontrar este gato em qualquer entrada ou janela de qualquer loja ou casa. Este gato é um amuleto da sorte para os japoneses!
E porquê o nome Maneki Neko?
Maneki significa boas vindas e Neko significa gato.
Este é então um gato que convida a boa sorte, a fortuna e os clientes a entrar nas casas ou nas lojas dependendo do sítio onde ele fôr colocado.
As pessoas aqui são tão supersticiosas que têm sempre um gato destes nem que seja nas traseiras das suas lojas .
Segundo os japas aquela mãozinha levantada do gato demonstra que ele está a chamar alguem! E já vão perceber porquê. Vejam lá como os japas usam a mão para chamar alguém!!!

Os japas chamam as pessoas com a palma da mão virada para a frente (mão do lado esquerdo) e não como nós com a palma da mão virada para nós (figura da direita).
Vejam lá como é fantástico! Até nisto somos totalmente difrentes!! :D
Eu antes de saber isto da palma da mão pensava que o gato ia atacar e não chamar ninguém!! :P
Só por curiosiodidade e para verem como este gato já é velhinho este amuleto já é famoso entre os japas desde 1600 e tal!
Deixo-vos aqui uma fotozinha para verem a pirosice que são os gatos que eles vendem aqui.



São lindos, não são??
Vou levar uns lá para casa! É para ver se tenho a sorte de vos ver por lá ! :P

6 comentários:

wednesday disse...

Traz-me um, para pôr à entrada da minha casa... A ver se afasto o demo daqui! (tou a gozar, não quero...)

É lindo que se farta!

E sim, os asiáticos são todos eles muito supersticiosos!

headache disse...

Traz dois, o outro é para a porta aqui do gabinete.

Espanta-espiritos, há?

S. disse...

Ca ganda pirosada esse gato, bolas!!

E aqueles douradinhos e prateadinhos??? Aiiiii, que até dói!!!!

Nem consigo falar de tão chocada que estou, quanto a um gato que parece que quer bater nas pessoas e supostamente dá sorte! Weird!!!!

Anónimo disse...

Que lindos gatos! Traz-me um para cada divisão da casa e assim quer seja no quarto, sala, cozinha e até casa-de-banho teremos sorte!

Anónimo disse...

Mega piroso, mas eu quero um! Sff traz um igual akele douradinho:P

Anónimo disse...

Esses gatinhos trazem muita sorte.Podem acreditar! Tenho vários. Mas igual aquele gigante ainda não tenho p minha coleção.Dizem que é bom ganhar.