sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Eu só quero um bilhete!!

A minha primeira experiência num autocarro foi das coisas mais fenomenais que me aconteceu por aqui!

Tudo começou com a minha entrada no bus! O bus chegou e eu pensei: "Este gajo é parvo ou quê?? Porque é que parou o bus tão lá à frente se eu estou aqui atrás????. Mas claro, lá me desloquei e entrei pela porta da frente.

Já dentro do bus começo a tirar o dinheiro para pagar. O sr., como já era de esperar, não falava inglês (por estas bandas NINGUÉM fala inglês). A comunicação tornou-se complicada!! O sr. aplicou então o recurso número dois: linguagem universal - a mimica!! Só me fazia gestos para ir para a parte de trás do bus. Eu, ao fim de ele mto insistir, sim pq eu continuava a mostrar-lhe o dinheiro para pagar, lá fui. Não vi nada... Procurei uma máquina automática de tirar bilhetes, mas nada...

Voltei à carga! O motorista e uma sra. que estava lá sentada começaram a gesticular com maior intensidade na direcção da porta de trás, até que um sr. que já tinha saído do autocarro me mostrou uma pequena máquina para tirar uma senha. Eu finalmente lá tiro a senha e volto de senha numa mão e dinheiro na outra, em direcção ao condutor... O homem, que já não me estava a ver bem, lá balbuciou em inglês para eu me sentar... Como já tinha feito notar bastante a minha presença, não só por ser ocidental mas especialmente por toda a barraca envolvente, resolvi obedecer sem no entanto estar a entender nada do que se passava...

A meio do caminho lá vi que a minha senha tinha um número e que esses números estavam num ecrã com o respectivo preço por baixo! Finalmente entendi que só era suposto pagar no fim. Já seria de esperar, visto que como é costume eles pensam em tudo. Assim pagamos tanto mais quanto a distância percorrida.

Depois desta descoberta pensei para comigo: "Agora já tou safa, já sei quanto tenho de pagar, já não há mais problemas". Mas não! Só tinha uma nota, mostrei-a ao condutor, ele mal viu aquilo tirou-me a nota da mão e meteu-a numa máquina. Saíram umas moedas, eu sem confirmar o "troco" guardei aquilo de imediato. Confiante que já tinha saldado a minha divida, digo adeus ao sr. com umas quantas vénias em tom de agradecimento e saio. Começa o motorista a gritar por mim!! Pensei eu: Bolas!!! Já fiz porcaria outra vez!
Sim realmente a máquina só me tinha trocado a nota por moedas e eu não tinha era pago um tusto!! :P Ele devia estar a pensar: "Deixa-te lá de vénias e venha mas é o dinheirinho!!" :P

Resumindo e concluindo, quando quiserem andar num bus japa executem o seguinte procedimento:

1) Entrem pela porta de trás;
2) Tirem a senha;
3) Vejam quanto têm de pagar no ecrã e verifiquem se têm a quantia EXACTA. Se têm, sigam para o passo 5, caso contrário apliquem o passo 4 , senão habilitam-se a ficar a arder com o troco como eu fiquei... (Segunda vez que andei de bus);
4) Troquem o dinheiro, seja nota ou moeda, tantas vezes quanto necessario para terem a quantia exacta. Esta máquina para trocar o dinheiro está ao pé do condutor (não há trocos nem de notas nem de moedas);
5) Depositem a senha assim como o dinheiro num recipiente transparente;
6) Saiam de cabeça erguida em tom de vitória por não terem cometido nenhum erro!

O que se pode concluir daqui?
Faça tudo ao contrário do que está habituado porque assim vai acertar de certeza!! :P

Agora só um aparte que é muito bom! Se os gatos de ontem eram pirosos vejam isto:P



Aqui os bus assim como os taxis têm estas protecções dos estofos feitas em renda e plástico por cima! Epá, a sério, é de vómitos, venha o nosso belo taxista com aquelas protecções manhosas de madeira... São lindas ao pé destas rendas :P

10 comentários:

headache disse...

Naperons e cortininhas de cassa...

Parece uma casa portuguesa de há duas décadas atrás.

Glorioso!

Anónimo disse...

Akela rendinha e mt linda.. Sem sombra d duvida! .. Ui.. FASHION!

Jay Cee disse...

Gosto do metodo!Embora qualquer povo latino (principalmente Espanhois ou Italianos), devem já estar a estudar um meio de não pagar nd no autocarro!

wednesday disse...

Eles são muito ligados à cultura.

Não gozem com os senhores, fachavor!

Anónimo disse...

Oh Ana estou mesmo a imaginar a cena e só me rio... LOLOL
Cada dia uma aventura nova...
Bia

S. disse...

Bem, só rir!!!!

Epa isto faz-me lembrar a odisseia de Turim... como caloteiros fomos!!!

Esse "Moral da história" (cá é assim que se chama :P) é brutal! Mas nunca te esqueças dele! heheheh

Eu cá acho as protecções bonitas... lololol :P

S. disse...

Aiiii jasus, 2h30 da matina!! vou mazé dormir, que já não digo coisa com coisa!!!! lolol

E o f-d-s está quase a começar... hahahaha

Anónimo disse...

O teu blog cada vez est´a melhor. A malta deve fartar-se de rir!
Continua. Beijocas.
Sou quem sabes

Mitsuko disse...

Eu sabia que o pessoal ia curtir a bela da rendinha! :P
Gosto de te ver por cá a comentar Érica ;)
E tu Bia já não era sem tempo :P Vamos lá ver se continuas a aparecer por aqui!
Os outros já são da casa! :P Agradeço-vos os comentários, porque me dão sempre mais vontade de continuar a escrever! Obrigado! ;)

Anónimo disse...

Pronto, estou desolada...Isto põe a aventura de Estocolmo a um canto bem no fundo da cave!!!!!!
Mulher, com estes relatos quase que me convences a experimentar sushi-mas não me dou por vencida ainda ;)
Beijões cheios de saudades...sabia que ia ser inesquecível e, com tanta coisa diferente, nem tempo tens para pensar no tempo que falta (vai-te é faltar tempo para ver muita coisa fantástica-mas esforça-te porque estou a contar viver a experiência japonesa ás tuas custas!!!!

Dianamarquesa