quinta-feira, 1 de março de 2007

O que sabem eles sobre nós. Ou pensam que sabem...

Ora os nossos amigos japas sabem quase todos onde é Portugal, quer dizer mais ou menos, lá dizem que estamos perto de Espanha. Havemos sempre de ser os vizinhos de Espanha e nunca eles os nossos vizinhos. Tá mal!!
Mas adiante...

A maior parte dos japas fica mesmo muito feliz quando ouve o nome do nosso país! Por várias razões:

1) Porque dizem que é muito raro ver Portugueses por aqui. Porque será?? Andamos sempre tesos que nem carapaus!!!

2) Porque andámos nestas terras no século XVI e deixámos por cá as armas de fogo! Eles adoram essa parte. Quando me dizem isso, ficam todos satisfeitos! Epa foram vocês que nos trouxeram as armas de fogo. Vocês foram mesmo importantes para nós!
Eles olham para mim e pensam: "E agora temos a possibilidade de contactar com um ser daquela espécie! Que honra!"
É que a sério, vocês não imaginam como eles ficam felizes!

3) Dizem eles que têm umas quantas palavras que vêm do Português, mas para ser sincera não entendi nenhuma delas!!! Muitas das vezes acabo por dizer, ahhhh sim sim, só porque eles dizem tantas palavras diferentes que até acho que parece mal dizer que não conheço nenhuma! :P
4) Todos me falam imediatamente de um bolo chamado, vejam lá vocês bem, CASTELLA!! Então mas que raio, têm um bolo que pensam ser Português com o nome dos nossos inimigos??? Tive que ir comprar ao supermecado para ver o que era! Ora vejam lá isto...

Eu sabia que a foto ia ajudar! Agora já tá tudo a pensar:" AHHH, Castella! Como é que eu não vi logo do que é que se tratava!" :P
Deixem lá, não se esforcem, não temos mesmo nada disto aí. Para mim o bolo que mais se assemelha a este é o pão de ló, mas mesmo assim não é a mesma coisa.
Só vejo duas hipóteses para este nome. Ou andávamos a dizer mal de Castela e eles como não entenderam nada pensaram que era o nome do bolo. :P Ou então juntámos claras em castelo ao bolo e eles como não entenderam bem o nome chamaram-lhe castella.
Fica a questão no ar... Aceitam-se sugestões para ver se eu lhes explico a razão deste nome :P

De qualquer das formas, acho que devemos estar orgulhosos, não só sabem mais ou menos quem somos, como ainda pensam que lhes trouxemos muita coisa! Quase que sabem mais que alguns europeus! Por isso aqui ficam três vivas aos amigos japas!
Hip Hip Hurra!

18 comentários:

Unknown disse...

Fiquei alegre quando contaste, que eles sabiam onde era Portugal mas logo a seguir, a história do bolo, na na na na.

Isso parece que estão a dizer, tenho uma boa e uma má notícia qual a que preferes primeiro.

Boa sorte nessa tua aventura, aguardamos pelos próximos capítulos dessa novela.

Xau Caravau

Unknown disse...

Upssssssssss

Caravau san

com todo o honorável respeito.

;)

Mitsuko disse...

Honorável membro do clube, Ricardo San, está perdoado!
Mas tenho cuidado com esse tipo de tratamento...Vamos lá ver se para a próxima se comporta como deve de ser :P

Quanto aos japas sabes que a seguir a uma boa noticia vem sp a má:P Isto é mm assim, nada é prefeito.

S. disse...

Não fazia ideia que, regra geral, os japas nos conhecessem. Mas é bem! Ficamos sempre contentes quando isso acontece, né? ;)

Bem, gosto da dica das armas! Epa, gosto, pronto! Ficam contentes por lhe termos levado as armas... ora ainda bem! :) hahahah

Quanto à explicação para o bolo, já vejo que não vale a pena dizer-lhes que estão redondamente enganados... Por isso, mais vale entrar no esquema. Essa das claras parece-me bem... mas sei lá, podes dizer que é uma espécie de pão-de-ló Tia Maria, que é muito típico! Mas... vais ter que os fazer aprender o nome, pode ser que eles passem palavra e passem a chamar-lhe Tia Maria! hahahah Fica sempre bem!
Ou então, ainda melhor, levas a marca para lá! Vai tudo ficar louco e nunca mais se lembram que houve um bolinho raquítico chamado castella... Já só sabem o que é Tia Maria!!! hahahaha
Epa, não sei se já viste, mas eu é o domínio dos negócios!! É sempre a aviar!! :D


Por fim, um viva a eles! HIP HIP HURRA!!

P.S.: E as receitas já as arranjaste? Estou a pensar que me vou estrear na comida japa pela tua mão, pa! Vê lá isso... Olha bem a responsabilidade! hehehe ;)

headache disse...

Deixamos-lhes o "obrigado", que se tranformou em "Arigatô".

Também lhes podes dizer que só começaram a meter botões nas roupas depois de verem os portugueses

Mitsuko disse...

Oh Sara estou a ver que a minha vinda para aqui está a ser mt útil a nível de inovações comerciais! Com a quantidade de negócios que vamos abrir e com o rendimento que estou a ver que vamos ter, para que é que queremos o euromilhoes!! Deixa não precisamos disso! Venham mas é os negocios :D

S. disse...

É isso, é isso! Quero lá saber do euromilhões! Vou já deitar a chave fora!

Assim vai tudo ao buraco em conjunto! É muito mais divertido! ;) hahahah

wednesday disse...

Esse bolo é conhecidíssimo... As receitas vêm dos nossos avós. Não sei como é que não conheces! :P

Parece uma fatia de queijo. E tenho dito!

headache disse...

Bolo de iogurte, talvez...
mas sem o iogurte

Anónimo disse...

Isto é espectacular.
bEIJOCAS
SOU QUEM SABES

Anónimo disse...

Estive a pensar sobre o nome do bolo e nas pistas que deste e acho que foi através das armas de fogo que chegaram ao nome do bolo!!
Nós deixámos as armas de fogo, mas como as carolas deles não páram de pensar, quiseram que lhes explicássemos para que serviam as armas e então os nossos antepassados sentaram-se juntamente com eles num local público, onde eles fizeram uma cerimónia do chá para receber os portugas.
Os portugas explicaram que as armas de fogo serviam para eles se defenderem e que eram usadas nos castelos. Como eles não perceberam, perguntaram: nos castelas? E os tugas de bolo na mão, faziam vénias e diziam castelos, sim, castelos. Ora isto levou os japas à confusão: fazer vénias com o bolo na mão e dizer insistentemente castelos (que lhes soava a castelas)levou-os a pensar, até hoje, que temos um bolo castelas.
Agora que estás aí compete-te a ti explicar-lhes que os bolos não são castelas e que castelas não são castelas, mas sim castelos.
Uf que grande confusão, espero que tenhas percebido e os esclareças!

Jay Cee disse...

N! N! N! Castela está escrito à maneira espanhola, com dois L's! Eu ate acreditava na historia das claras em castelo, mas aquele L deita tudo por agua abaixo!
Se calhar pela primeira vez na historia mundial, um povo pensa que espanha é uma provincia portuguesa e não o contrário!(Inchem Espanhois!)

headache disse...

Oh joana, naqueles tempos muita coisa em Portugal também se escrevia com 2 ll, e com ph e mais outros anacronismos.

Basta ver os Vasconcellos e os Mellos. Isto só desapareceu da nossa língua há menos de 100 anos.

Jay Cee disse...

OHHH dor de cabeça! Não me das a alegria de serem eles uma provincia nossa e n ao contrario!!!!

E achas mesmo que o bolo tem mais de 100 anos?!!

Jay Cee disse...

Não ha nada como o wikipedia!

Castella or Kasutera (Japanese: カステラ) is a sponge cake made of sugar, flour, eggs, and starch syrup. It is popular at festivals and as a street food in Japan. Now a specialty of Nagasaki, the cake is thought to be originally from Spain, brought by way of Portuguese merchants in the 16th century. The name is derived from Portuguese pão de Castella, meaning "bread from Castile". Castella cake is usually sold in long boxes, with the cake inside being approximately 27cm long. It is somewhat similar to English madeira cake, also associated with Portugal.

headache disse...

"...Portuguese merchants in the 16th century."

Ora bem, se o nome vem desde essa altura... :P

Mitsuko disse...

Ora é assim mesmo Joana mostra-nos como é! Assim já estamos todos esclarecidos! Venha a próxima dúvida :P

Anónimo disse...

Estava aqui a pesquisar algo completamente diferente e dei de caras com este blog, que me fascionou muito. Mas o meu comentario vem mesmo em relacao ao bolo. Ora como foi descrito em cima e muito bem, na lingua portuguesa havia muitas palavras com dois L's, vejam o exemplo do azeite Gallo, que em principio sempre foi portugues.

Em relacao ao bolo propriamente dito, tambem nunca tinha ouvido falar, mas fica aqui um url que pode explicar alguma coisa, penso eu...

http://castella.planetaclix.pt/index.htm

Parece que o blog ja terminou, mas fica os parabens.