quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

ABC - 1ª Aula

Inicialmente ia saltar esta explicação, porque pensei que todos sabiam isto, mas qd dei por mim, reparei que tb só sei isto há pouco tempo, por isso aqui vai...
(Que me desculpem a falta de interesse aqueles que já sabiam e que aprendam os restantes!)

Vamos lá aprender a ler japonês!
Os japas têm 3 alfabetos: Kanji, Hiragana e Katakana!

O Kanji é o alfabeto chinês. Este alfabeto foi introduzido no japão no séc V, e é com ele que se escreve a maior parte das coisas. Cada caracter representa uma ideia, e não necessariamente um som. O kanji pode chegar a mais de 40000 caracteres diferentes. O número de caracteres que as desgraçadas das crianças aprendem na escola é de 1945!!! Só qd já os sabem todos é que se considera que estão alfabetizadas!!

O Hiragana é composto por um conjunto de 48 caracteres que representam uma sílaba cada um (Ao menos isso, mais símbolos com significados para decorar é que não!!!). O japonês é composto por um pequeno número de sílabas diferentes, portanto qualquer palavra pode ser escrita com este alfabeto. Este alfabeto é usado principalmente para elementos gramaticais, como conjunções, tempos de verbo, etc... Para praticarem a vossa pronuncia, deixo-vos então o hiragana:

O Katakana é um alfabeto semelhante ao hiragana. O funcionamento é o mesmo, sendo que 48 símbolos são usados para as mesmas sílabas do hiragana. O que muda, no entanto é o objetivo: o katakana é usado apenas para escrever nomes ocidentais, nomes de países ou de produtos! Vejam lá bem ao que eles se dão ao trabalho! Um alfabeto inteiro só para palavras estrangeiras!!


No fim de isto tudo só tenho duas coisas a dizer:
1) Coitadas das crianças Japonesas!! Já se imaginaram a ter na primária de aprender 3 alfabetos!! Se um já é o que é, imaginem 3 piores ainda que o nosso!! (E olhem que esta parte foi mm comentada por uma japa por isso deve ser mm fogo!)
2)Já se percebe de onde vem a capacidade de trabalho sobre-humana deles!! Assim também eu!! Se andasse a treinar desde os 6 anos :P

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito me contas sobre esse estranho povo!
Se eu tivesse nascido por essas terras tava bem lixado da vida, com a minha capacidade de decoranço n saia dos bancos da primaria:P

Beijos e continua com as lições

Anónimo disse...

Muito interessante! Aprende tudo isto bem, para depois nos ensinares ao vivo!

headache disse...

Pessoas anónimas, assinai os vossos comentários para a autora poder saber quem foi. :P

P.S. - Espero que o novo fundo esteja ao gosto de todos.

wednesday disse...

Com um post de alfabetos e um fundo destes, perdi a fome para jantar... :P

(ou talvez não...)

Coitadas das crianças, como é que não hão de ficar com olhos em bico?!

o fundo tá aprovado.

Anónimo disse...

Estou fascinado. Espero que continues a contar aqui as tuas peripecias por esses lados... eu vim para a america, mas ai' ainda e' mais diferente do ponto de vista cultural do q a europa. :-)

Continua a escrever...
BA

Mitsuko disse...

Estou a ver que aqui a informação do oriente já chegou à civilização Americana!
Vou dar também uma olhadela no teu blog para ver se aprendo alguma coisa desses lados, visto q as minhas idas a essas terras foram sempre de muito curta duração!
;)

Anónimo disse...

Sinto-me mt mais culta agora:D Futuramente tens q adicionar ao teu blog um video ctg a dizer os alfabetos p os honoraveis alunos repetirem:P