quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Um pouco de gastronomia...

Ao fim de um mês de terras japas, estou rendida à culinária japonesa! São raros os pratos que eu não aprecio, por isso, penso que já é tempo de conhecerem um bocadinho destas especialidades! :P

Só uma pequena nota: Não julguem o sabor pelo aspecto, senão mais de 2/3 das coisas não se conseguiam comer aqui! :P



Então, o primeiro prato do menu é sopa miso, uma sopa tradicional japonesa (lado direito da foto). Os principais ingredientes são o miso, que é feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal e o dashi, que é um caldo de peixe. O mais estranho desta sopa é que não é homogénea como as nossas, é uma suspensão! E para cúmulo é comida com os pauzinhos!!! Empurram a sopa para dentro da boca com uma velocidade que nem vos conto.

O prato principal que vêem na foto chama-se donburi. É sempre servido numa grande malga e consiste em arroz misturado com peixe ou carne e ovo por cima.
O aspecto é maravilhoso:P
O nome donburi deve-se ao facto do prato ser servido nesta tigela grande.




Por fim, temos o meu prato favorito! Um mau aspecto terrivel, mas óptimo! Ramen é o nome deste prato. É feito com uma massa chinesa num caldo de porco. Essa colher que aí está é mesmo para comer esse caldo como se fosse sopa. Tenho de admitir que o ramen é muito bom, mas é só o conteúdo, o caldo fica para eles. :P
O ovo que vêem na foto é meio cozido, meio crú. Por dentro é como se fosse ovo estrelado. Adoro! Estou fã! Vamos lá ver se aprendo a fazer destes ovos antes de voltar ;)

Espero que tenham ficado com água na boca, ou talvez esteja a pedir de mais :P
De qualquer das formas, bom apetite ;)

8 comentários:

S. disse...

3 coisas:

1. Quero ver-te cá a comer sopa com pauzinhos. =P

2. Tens que trazer todas as receitas dessas comidas. O donburi tem muito bom aspecto! Já o ramen, enfim... o caldo e o ovo cru não me estimulam, mas quero provar!!! :) Fazemos aí uma jantarada e tás na cozinha a noite inteira a produzir belíssimas iguarias orientais! ;) hehehe

3. Não se faz isto, pa!!!!! A esta hora apresentar pratinhos Japas é no mínimo falta de respeito pelas pessoas! Tudo aqui à espera do almoço e é só ver fotos que fazem crescer água na boca. NÃO ACHO BEM! =P

Anónimo disse...

Com esse aspecto a mim não me convence... só mesmo experimentando... Por isso vê lá se fazes um jantar quando voltares para provar essas especialidades japonesas :P
Só me pergunto como é que conseguiste comer isso pela primeira vez...
Beijinhos
Bia

Anónimo disse...

Crescer água na boca!!! Só de enjoo!
Ainda dizes que não gostas de peixe cozido e de arroz de polvo! Acho que depois desta experiência, vais mesmo adorar estes pratos portugueses!

headache disse...

Arroz de polvo só à lei da bala
Mil vezes o ramen!
Ramen 4ever!
I *heart* ramen!

Anónimo disse...

Isso é porque ainda não provou o meu!

Mitsuko disse...

Bem já tou a ver que tenho mesmo de aprender a cozinhar com tantos pedidos! Vou tratar disso, logo vos convido a todos:P

Sergio disse...

Falta o Teriyaki!

Mitsuko disse...

Tens razão ainda falta o Teriaki, mas também há aqui mesmo muita coisa que não falei! Esta cozinha para além de boa é muito variada, quer dizer com os mesmos ingredientes fazem muita coisa diferente:P Mas eu vou dando mais noticias da gastronomia japa;)