segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Os sapatos ficam à porta...

Ah pois ficam, ficam...

Aqui sempre que se entra em casa de alguém temos de nos descalçar. Todas as casas têm à entrada uma parte de pedra onde se deixa os sapatos, só depois dos sapatos tirados é que podemos pisar a casa propriamente dita.
Esta é uma tradição que vem desde que o Japão se chama Japão. :P
Eles preservam muito a limpeza das casas e por isso mesmo para eles existe um distinção clara entre chão da rua, considerado sujo, e o chão limpo de uma casa.



Mas até aqui tudo mais ou menos normal, visto que na Dinamarca me acontece o mesmo. O melhor vem mesmo na parte de tirar os sapatos em locais públicos!!
Para terem uma ideia de onde vai este exagerado cuidado com sapatos aqui ficam alguns episódios:

1) Já tive de tirar os sapatos num restaurante e almoçar descalça, visto que nos sentavamos no chão sobre tatami.



2) No spa das pedras mal se passa a porta de entrada vêm logo dar-nos uns chinelos descartaveis. Nem tocamos com os sapatos no interior. Os sapatos ficam guardados nuns cacifos miniatura especias para eles.

3) Na cantina, tenho sempre de me descalçar e usar uns chinelos de plástico que estão numas prateleiras à entrada.



4) Num castelo, a primeira coisa que se vê é uma quantidade de chinelos e sacos de plástico à porta. Então andamos a passear pelo castelo e vemos o pessoal todo de saquinho de plástico na mão com os sapatos lá dentro e a usar uns chinelinhos fantásticos. No mínimo cómico! :P



Acho que ficava aqui o dia todo a contar-vos cenas onde tive de tirar os sapatos, mas penso que estas são suficientes para vocês verem como isto funciona!

O melhor é que esta tradição está tão enraizada que até no guia que tenho sobre o Japão vem uma nota informativa sobre este assunto. Passo a transcrever:

"Convém usar sapatos fáceis de tirar e pôr, pois terá de fazê-lo frequentemente. Certifique-se de que usa peúgas limpas e sem buracos"

Tenho a dizer que aprecio particularmente a parte do aviso das peúgas! :P

Por isso já sabem, sapatos à porta e meias limpas, sem buracos, é o que se quer nesta terra!! :P

9 comentários:

Jay Cee disse...

O q é q te acontece se tiveres um buraco na peúga?

wednesday disse...

Daí que uma ida à feira antes de ir ao Japão nos permitirá comprar um bom lote da meia turca branca com duas raquetes cruzadas. Para não andar com as meias velhas roçadas cheias de buracos :P

Anónimo disse...

Para não sujarem os sapatos, sujam as meias todas, faço ideia como serão os estendais da roupa, meias, meias e mais meias!

headache disse...

Anónimo/a, au contraire, as casas deles são limpíssimas (porque as limpam e porque não entram de sapatos). As meias ficam impecáveis.

S. disse...

Mto bom! Os chinelitos que mais gosto são os últimos!

Mas isto é lixado para ti, que gostas tanto de andar com meias rotas... :\ LOLOL

Mitsuko disse...

Nem sabes a trabalheira que me deu a coser as meias todas:P Eu e a minha mania das meias routas lá me lixou. Mas a culpa tb é tua não me ofereces umas...:P

S. disse...

LOLOLOL

Oferecer meias é pelo Natal... e já passou... ohhhhh =P

∫nês disse...

Coisas interessantes, sem dúvida.
Lembrou-me da vez que, em Florianópolis, Brasil, ao ir visitar um museu com chaos de madeira e verniz, os visitantes tinham que por uns sacos de flanela em volta dos sapatos. Depois era ver o pessoal a patinar pelo museu e a limpar o chão.
Assim, estava sempre a brilhar :)

Online Poker disse...

Clearly, many thanks for the information.