quarta-feira, 18 de abril de 2007

Mas o que é que ele quer????

Hoje vi esta foto noutro blog e roubei-a. :P Estava mesmo adequada a este post!




No meu primeiro dia aqui na fábrica, como já seria de esperar, fui apresentada a todos os meus colegas.
Eu sabia, que aqui, as pessoas se cumprimentavam com vénias, mas sinceramente pensei que isso fosse mais para parte formal e que no dia a dia tivessem outra maneira qualquer de se cumprimentar... Mas antes de entrar na fábrica pensei que estava preparada para a sessão de vénias que aí se avizinhava...

Primeiro apresentaram-me os meus chefes. Já estava pronta para fazer a vénia, mas claro sempre meio hesitante sem saber muito bem o que fazer... Eles estendem-me a mão e ouve-se um ufff de alívio vindo da minha parte... Menos mau, pensei eu. Como sabem que sou ocidental estenderam-me a mão.

Eles mandaram-me segui-los pois ia conhecer os meus colegas de trabalho. Lá fui eu atrás deles. Chegámos ao nosso corredor de trabalho e eles avisaram-me: Agora cada um deles vai apresentar-se. E eu pensei, ok digam lá os vossos nomes que eu não vou fixar nada na mesma, mas venha de lá isso...:P

O primeiro era um rapaz. Ele diz o nome dele e fica a olhar para mim. Eu, sem saber o que fazer, pensei: Sim... entao?? Vamos ao próximo??
Ele volta a repetir o nome e fica a olhar para mim. Pensei de imediato: Epa alguma coisa me está a escapar e eu não estou a perceber o quê... Humm será que é a vénia??
Dei-lhe um toquezinho de cabeça para ver se seria aquilo, mas não houve qualquer tipo de reacção por parte dele. Ora bolas, também não é isto...

Ele pela terceira e última vez diz o nome dele e eu penso: epa só pode ser o aperto de mão que está a faltar... Ele sabe que eu sou ocidental e está à espera disso, não há hipótese !!!
Estico-lhe a mão de uma forma muito confiante de que só podia ser aquilo que ele estava à espera, e para ser sincera foi forma de me escapar daquela situação que já me estava a incomodar um bocado:P

Bem foi o pior erro que podia ter cometido!! Foi a risota geral!! Acho que desde aquele dia que nunca os vi rirem-se tanto outra vez!!! Foi lindo! Tudo a olhar para mim a rir, mas a rir e eu a pensar mas o que raio era então para fazer??? Já fiz porcaria da grande!!

Foi então que finalmente o meu chefe resolveu vir em meu auxílio e repetiu o nome do rapaz! AHHH então era isso!! Ele queria que eu repetisse o nome dele!!! Bolas, como é que eu podia adivinhar uma coisa destas????

Os restantes apresentaram-se e eu não repeti o nome de ninguém. Eles desta vez não ficaram à espera e o medo que eu lhes apertasse a mão era tanto, que era vê-los a dizer os nomes bem rápido e bem seguidinhos uns dos outros. :P

Mais tarde, falei com um deles sobre este triste episódio. Ao que ele me respondeu que aqui NUNCA há contacto entre duas pessoas quando se cumprimentam, aliás em qualquer situação o contacto entre duas pessoas deve ser o mínimo possível em público! E muito pior é se um rapaz tocar numa rapariga!! Ora eu em questão de um minuto quebrei logo não sei quantas regras de etiqueta!! Foi bem ou não foi?? :P

Pois agora que já cá estou há 3 meses já só sei fazer vénias! Todos os dias de manhã quando chego ao trabalho e a tarde quando me vou embora tenho de cumprimentar/despedir de todas as pessoas com que me cruzo na fábrica! É certo que vou aí chegar a fazer vénias, tenho a certezinha :P

Agora uma pequena lição sobre vénias. Temos as vénias informais que são as que uso no meu dia a dia que consistem num ligeiro baixar da cabeca e costas, mas não de forma muito acentuada. Temos as que eu chamo vénias de reuniões, ou seja as correctas e mais formais. Nessas a inclinação das costas têm de fazer um angulo de 45º perfeito. Só assim podemos chamar que foi executada uma boa vénia. Os braços neste caso tem de estar junto ao corpo! Tal como vêem na foto la de cima!
Tenho de admitir que esta vénia me faz rir, e por isso mesmo me levou mais tempo a conseguir executá-la sem me partir a rir com a figura que estava a fazer :P

Por fim, temos o número de vénias que se executam. Sempre que é para pedir desculpa por alguma coisa, executa-se uma sequência de vénias com a mão ao pé da cara! Só visto, porque é mesmo de morrer a rir! Para quem me conhece, eu depois exemplifico para se rirem um bocadinho! :P
Quando estamos na presença de alguém que seja importante o número de vénias também aumenta. E têm de ser vénias bem feitas, não há cá brincadeiras:P

Eu como sou ocidental e eles me dão um grande desconto, aldrabo um bocado estes rituais, porque senão não me continha e partia-me a rir!

Agora qualquer um de vós está apto a visitar o Japão e a sair-se bem melhor que eu! Já sabem apertos de mão NUNCA, mesmo que vos pareça a última alternativa :P

11 comentários:

Anónimo disse...

Em culturas e costumes tão diferentes é natural cometerem-se algumas gafes, mas esta dos cumprimentos deve ter sido linda!
Quanto às vénias, fico à tua espera para me ensinares, pois se algum dia fôr ao Japão, pelo menos nisso não farei má figura!!

S. disse...

LINDO!!!!

Epa, tens que convir que o nível dos teus posts aumenta a cada dia que passa, portanto, vê lá se não desiludes ninguém!!! ;)

Outra coisa (já to disse, mas é para relembrar), devias ser proibida de avisar as pessoas dos posts novos!!! ESTOU NO TRABALHO E NÃO ME POSSO REBOLAR NO CHÃO A RIR, OK???? =P

Quanto às vénias, já sabes, terá que haver uma demonstração MESMO!!! Não posso perder isso! Gosto especialmente desta frase: "vénias informais (...) as que uso no meu dia a dia". LINDO!!

Tens que ter noção que aí, não há melices! Apertos de mão? Beijos? Isso é o quê???

E eu cá acho muito bem!! Agora querias tocar no japa... só mesmo tu, sua ordinária! hahahahahaha Tocavas o gajo e ficavas lá pra casar, pa!! Já viste bem??

headache disse...

Eu já apostei com as meninas que a primeira coisa que vais fazer quando chegares ao sítio na segunda-feira é uma vénia.

Espero não sair desapontado.

Anónimo disse...

Engracado isto das culturas. Aqui habituei-me a cumprimentar as mulheres com um passou bem....

Anónimo disse...

Tentei fazer um último comentário, mas não consegui.
era para te dizer que adorei as tuas reportagens, bem como os bem humorados comentários.
És uma máquina.
Beijocas.
Sou quem sabes

Unknown disse...

heehehehe Nem consigo imaginar o atrofio que deve ter sido xD
Mas agora que já sabes, tass bem ^^
Have a nice day!

*

Unknown disse...

OS japas não tocam nas raparigas em público mas quando ninguem vê os zé mãozinhas atacam, chegam ao cúmulo de terem carruagens só para mulheres.

Com tanta vénia já alguem deve ter dados umas valentes cabeçadas, então a dobrar a 45 graus com os chefes, deve ser à fartazana e mesmo q se acerte sempre se pode dizer que é da vénia.

Com tanta vénia nem precisas de ir ao ginásio, já deves vir com uns abdominais e uns lombares de atleta de alta performance, lololololololololololololololololol
, deve ser por isso que eles são tão saudáveis.

Quanto à vénia da desculpa faz um filme e manda, sempre dá para rir mais um pouco e colocas um aviso do tipo "Perigo provoca emoções fortes n deve ser visto por cardíacos nem por pessoas com mais de 70 anos".

Quando voltares já sabes vai ser uma vénia à chegada e uma na abalada só espero n te dar uma cabeçada na moleirinha, q isto ao início deve ser complicado, aviso-te já, traz K7.

Kisu Mitsuko san, espero ver-te em breve

micas disse...

E pá o jeitão que este post me tinha dado há 3 semanas!! Ao despedir-me do Gen Ebato dei-lhe 2 beijocas, eu bem achei que ele ficou muito atrapalhado, aguente-se...

Jay Cee disse...

Mas tens de ver q a tua evolução foi mto boa!

1º- Vais p a Dinamarca, logo ai deixas os 2/1 bjinho e passas p o aperto de mão! Mais frio menos contacto.

2º - Japão, onde n há cá nenhum contacto!

Tinha sido pior se tivesses ido para o Japão directamente sem passar na Dinamarca:P

micas disse...

Mitsuko,

O que é feito de ti rapariga? tenho saudades dos teus comentários, cada vez que venho ao teu blog e vejo a mesma foto fico triste, espero que esteja tudo bem contigo.

Rui Fartura. disse...

boa contextualização texto/imagens.

gostei do blog*