terça-feira, 27 de março de 2007

Fábrica

O tão esperado post sobre o meu local de trabalho chegou!


Há tanto para dizer sobre a fábrica onde estou a trabalhar, que tenho andado a guardar este post para quando tivesse mais tempo...

Esta é a vista da minha varanda para a fábrica onde trabalho! Ora meus caros colegas Eng. Químicos apreciem lá isto! (Para os outros não deve ter lá muito interesse, mas fica a foto na mesma :P)



Nesta fábrica produzem-se mais de 20 produtos! Só tenho pena de não poder tirar fotos lá dentro, aquilo é um verdadeiro mundo.

Então como é trabalhar lá?
No primeiro mês foi hilariante, todos os dias uma novidade!
Quando cheguei à fábrica no primeiro dia estava a dar uma musiquinha brilhante, tipo música de entrada na Eurodisney...
Mal ouvi esta música já só me apetecia rir... Eu só pensava, "mas que animação matinal, que satisfação por vir trabalhar"!! Será que vamos para alguma festa ou assim...?
Mas a melhor parte ainda estava para vir. Começo a ver o pessoal todo a deslocar-se para o pátio todos vestidinhos de igual, visto que usamos uniforme. Passados 5 minutos daquela musiquinha, começou então uma outra música com um homem a dar instruções! Perguntei de imediato ao rapaz que me estava a mostrar a fábrica "mas que raio vinha a ser aquilo?". Ao que ele respondeu muito naturalmente "ah isto! Isto é a dança matinal que fazemos para começar bem o dia"!! Epá, HILARIANTE ao máximo!! Já cá estou há 2 meses e ainda paro todos os dias para os ver fazer aquilo! É que muitos juntam-se no pátio para fazer o exercicio em conjunto, mas há outros que ficam dentro dos gabinetes virados para a janela a ginasticar! Estão a imaginar?? Isto só mesmo filmado!!!

Uma japa disse-me que eles fazem isto desde miudos, mesmo na escola! Isto é que é energia!!


Mal acaba o exercicio, toca uma musiquinha para anunciar o começo do dia de trabalho. O dia começa então com uma reunião DIÁRIA! Acreditam nisto?? Todos os dias o grupo de investigação se junta para discutir o que foi feito, o que há para fazer, etc.. E acreditem ou não, dura sempre à volta de 30 min! Não sei como isto é possível!
Depois de discutidos todos os assuntos, começa a saga do trabalho. Esta gente trabalha mas trabalha MESMO! Até ao meio dia, que é a hora de almoço, ninguém tira os olhos do computador. Não há conversa, não há mails, não há pausas, não há nada, só mesmo trabalho...
Falta apenas referir, que se calhar não há conversas nem distracções porque os chefes se sentam atrás de nós!! Aqui trabalha-se numa sala comum, dividida em corredores para cada grupo de investigação. Não há cá gabinetes especiais para os chefes... Estão a trabalhar mesmo ao nosso lado! Já tou a imaginar isto em Portugal! Havia de ser bonito!! :P

Temos então uma horita de almoço. Para eles é muito bem aproveitada. Muitos fazem desporto nessa hora, outros dormem e claro muitos almoçam em frente ao computador a ver coisas na net ou mesmo a trabalhar...

Às 13:00 temos novo anuncio de entrada e é em frente do computador que passamos o resto da tarde até às 17:15, hora a que dá o toque de saída. Parece que regressei à escolinha com toques de entrada e de saída! Muito bom!!

Para além dos dias normais existem certos "rituais" que só acontecem uma vez por semana ou por mês.

1) Todas as sextas feiras a seguir ao almoço fazemos uma roda com o nosso grupo de investigação. Um deles fala sobre segurança. Coisas do género, não se deve falar ao telemóvel enquanto se conduz, devemos ir devagar, qualquer balela assim... Assim que acaba de falar apontamos todos o indicador para o centro da roda e gritamos todos juntos umas cenas em japonês que, segundo o que me disseram, significa "fazer as coisas da maneira correcta"! Depois do grito de guerra, batemos uma palma (Nota do Editor: é mesmo só uma palma) em conjunto e claro, fazemos a bela da vénia! :P

2) Claro que tinha de haver uma reunião mensal! Mas imaginem lá, se uma diária dura 30 min uma mensal dura... Claro, um dia inteiro! Nunca vi tantas reuniões na minha vida! Acho que se diminuissem o número de reuniões que têm conseguiam trabalhar menos horas e aumentar o rendimento! É demais!!

3) No primeiro dia de cada mês é o dia da limpeza! A seguir ao almoço vamos todos para a rua de baldes e panos nas mãos lavar os carros da fábrica, verificar o ar dos pneus, esfregar as bicicletas. É lindo!! Nunca consigo parar de rir!! O cenário é hilariante! Chefes junto dos funcionários todos nas limpezas, é LINDO!!

4) No dia 15 de cada mês é o dia verde! Lá vamos nós para o pátio todos juntos. Desta vez o material são vassouras e pás! :P
Vamos varrer as folhas que caíram das árvores ou então, melhor ainda, apanhar ervas daninhas que crescem nos jardins! Estão a imaginar a situação de toda a gente de rabo para o ar a apanhar ervas?? :P Estes dias para mim são o melhor! Sempre é um tempinho a menos que passo em frente ao computador e é risota na certa!!

5) Por fim temos o ritual de atravessar a estrada! Ainda chego com ele a Portugal e internam-me no Júlio de Matos!! :P
Cada vez que chegamos a uma passadeira como esta temos de parar.



Depois esticamos o indicador e com o bracinho esticado apontamos primeiro para a direita, depois esquerda, novamente direita e por fim em frente como sinal de que vamos avançar porque não vem lá carro nenhum!

Como vêem, ainda existem momentos de grande comédia no meu dia a dia! Claro que os outros às vezes são mesmo uma grande seca!! É muito tempo de trabalho seguido :S

13 comentários:

Unknown disse...

Olha espero que não percas estes costumes, por isso quando voltares avisa, trago logo o carro e a bicicleta bem castanhinha depois de uma volta de btt e ainda te arranjo os paninhos e o balde.

lol

Kizu Mitsuko san

Anónimo disse...

Que belas ideias que me deste! Já disse ao pessoal que trabalha aqui comigo para trazerem os baldes e panos para amanhã irmos limpar o meu carro!
Quanto ao dia verde é uma grande ideia e pode ser uma poupança grande numa empresa, porque não haverá necessidade de se contratarem jardineiros.
Esses japoneses não páram de me surpreender!

wednesday disse...

Só ainda não vi o filme pq tou em Aveiras e aqui não dá pra ver. Mas logo à noite trato disso.

Quanto ao resto, que mega fábrica! Faz-me lembrar a Bayer em Leverkusen, era consideravelmente maior que Leverkusen em si. A perder de vista.

Quanto a esses rituais, já nos tinhas contado ao telefone alguns deles, mas agora que escreveste dá para voltar a rir um bocado... Mas lá está, quem ri por último ri melhor e no final vai-se a ver e eles é que são uns espertos de primeira!

S. disse...

LOLOLOL

Epa, mto bom!! Essa de pôr a máquina a gravar na mala é do melhor! ;)

Quanto ao resto, é tudo tão surreal que não sei se consigo sequer comentar... =P

Só te digo que quando cá chegares vais fazer umas figuras bem ridículas... atravessar estradas a apontar, vénias, fazer uma pausa para limpar varrer as folhinhas, enfim... hahahaha

Pires disse...

Isso dos exercícios matinais já sabia, é uma optima ideia, devia ser implementada em portugal, já andam ai muitos barrigudos de bigode há demasiado tempo, tá na hora de abater a barriguinha ^^
Agora as limpezas é que não sabia, espetacular, nem consigo imaginar como deve ser todos a sairem para ir limpar os carros, ai deve ser lindo!!
O ritual para atravessar a estrada é que é muito fora, cá as vezes nem olham, apenas vão com fé que o carro não os passa a ferro XD lol E a música, linda!! E tá fixe a ideia, ao menos não vês só pessoas ensonadas e as ouves a bocejar no inicio do dia hehe
O Japão é mesmo espetacular ^^


**

PS: A primeira e última foto não aparecem, diz no site que não pode ser encontrada.

headache disse...

Então e post para hoje, menina Mitsuko? Não há? :P

Hachi disse...

Ara!
Sorri imenso ao ler o teu post, bem tens cá uma vida nesse teu trabalho! mto agitada hehehe!!
Gostei do "tokinho" de entrada e de saida..assim como das reuniões! Engraçados métodos de gerir uma empresa =P

Anónimo disse...

Havia parte que já nos tinhas contado... epá mas a musiquinha... estava morta por ouvi-la, e tu claro... gravador escondido, trouxeste-a para nós:D Depois disto ainda t contratam para agente secreto …ou então não…vais só mesmo presa… :D Como o headache disse hoje ( mas por motivos diferentes) se calhar é melhor começarmos já a fazer uma vaquinha, já a pensar na fiança :P
A cena do dia verde deve ser lindo e só kem n t conhece é que n adivinha que é o teu dia favorito… aliás eu até t consigo imaginar a dinamizares aí a cena toda, a motivares o resto dos Japas todos e a sugerires corridas de vassoras:DDD

Mitsuko disse...

oh Ricardo axo que nao entendeste bem... Eu vim cá para aprender a técnica da limpeza, quando aí chegar a expert sou eu por isso eu limito-me a dar as ordens e ver os outros limpar:P Primeiro tens de passar pela fase de aprendiz só depois podes vir a ser um bom mestre...:P

Mitsuko disse...

Ana como me conheces bem!! :P
Claro que adoro estes dias de macacada:P É do melhor!! Para além de cómico é dinâmico, eu aprovo estes rituais:P Quando chegar aí implementamos qualquer coisa semelhante aí no gabinete. Que me dizem caros colegas?:P

headache disse...

Acho que vamos precisar de uma pá.

headache disse...

E de um daqueles sacos do lixo industriais (um big bag, de 1000 litros).

wednesday disse...

Eu prefiro a sessão de aeróbica pela manhã.