quinta-feira, 15 de março de 2007

Sumo

Como não podia deixar de ser, fui ver um dia do torneio de sumo! Tive uma sorte imensa , visto que só há 6 torneios por ano, 3 em Tokyo, 1 em Osaka, 1 em Nagoya e outro em Kyushu. Calhou mesmo o de Osaka ser na altura que estou no Japão (que é o sítio mais perto de onde estou a viver)! O torneio decorre durante 15 dias. Cada lutador de sumo só joga uma vez por dia. Aquele que tiver mais vitórias no final é o campeão.

As lutas de sumo decorrem num ring chamado dohyo, este nome deve-se ao facto da sua fronteira ser definida por um saco de arroz!! Epa, até aqui não podia faltar o arroz!! A luta consiste então em empurrar o oponente para fora do ring ou fazê-lo cair no interior do mesmo. Simples e rápido!

O sumo é uma luta muito antiga e por isso mesmo tem uma quantidade de rituais associados a ele. É isso mesmo que lhe dá piada.

Depois de feitas as apresentações, vamos ao que interessa!!
O torneio começa com a apresentação dos lutadores. Esta primeira cerimónia chama-se dohyo-iri (entrada no ring). Eles entram no recinto por ordem crescente de importância, vestidos com a sua bela tanga e um avental cerimonial à frente!





Depois de feitas as apresentações, vem o big master da questão, o Yokusuna!! OHOHOH!!!! É o delírio!!! O yokosuna é o melhor dos lutadores de sumo, daí o facto de terem uma cerimónia especial para ele. Os japas não curtem muito o actual yokosuna, visto que ele é da Mongólia, mas mesmo sendo ele da Mongólia as fotos tiradas foram mais que muitas e os gritos de euforia, cada vez que ele se mexia, eram bem altos!! Foi um dos momentos altos do dia!! :P



Depois disto tudo, lá começaram as lutas. Ás vezes esta parte é um bocado secante! 5 minutos de rituais e depois dois segundos de luta!
A preparação consiste então numa série de movimentos simbólicos:

1) Passam a boca por água, como forma de purificação. É como se estivessem a lavar o corpo e a mente...
2) Enchem uma mão de sal e cada vez que entram no ring atiram o sal ao ar. É uma forma de purificar o ring...
3) Já dentro do ring ficam de cócoras virados um para o outro e abrem bem os braços em tom de respeito e fair-play...
4) Repetem isto vezes e vezes sem conta!! Uma seca!! Têm 4 min para andar nisto....
5) Lá começa a luta que dura sempre muito pouco tempo, segundos mesmo. Se estamos um bocado distraídos quando olhamos já acabou...

Bem mas no meio de tanta preparação e luta houve uma que gostei particularmente. Era um japa contra um búlgaro! O japa era muita gordo e baixinho e o búlgaro era bem mais magro e uma granda viga!! Toda a gente estava a torcer pelo japa, como é obvio, mas parecia mesmo impossível que ele ganhasse. E não é que ganhou mesmo!! Deixo-vos o video para verem vocês mesmos a grande perícia do pequenote!! :P


Os restantes jogos foram normais, à excepção do último! O último jogo é sempre com o yokosuna. Estava um inglês sentado ao meu lado que já cá mora há mais de 20 anos. Ele ia-me explicando e comentando as coisas. Mesmo antes deste jogo disse-me que era mesmo muito raro o yokosuna perder um jogo. Mas eu estava com um feeling que ele ia perder... O homem perde e foi a loucura total!! Nunca vi estes japas tão eufóricos!!! Pegaram nas almofadas onde estavam sentados e toca a atirá-las ao ar! Não se via mais nada, só almofadas!! Foi lindo !!! :D Eu só me ria! Ainda consegui gravar um filmezito da parte final, aqui fica ele para vocês verem a doideira que foi...:P


O torneio termina com com a cerimonia yumitori-shiki. Um dos lutadores vai para o ring e faz uma espécie de dança em tom de satisfação pela vitória obtida nesse dia.



Agora que já conheço os lutadores já tenho os meus preferidos, então todos os dias vou ver quem ganha os jogos:P
É uma experiência a repetir, sem dúvida! A minha vontade era ir ver o resto dos dias, mas a minha terra chama-me:P


16 comentários:

wednesday disse...

Pensava que era o trabalho que te chamava... :P

Muito fixe o sumo, tirando a parte das mariquices da preparação, mas enfim, são japoneses, têm de purificar tudo o que apanham à frente! Será que também purificam a tanga?

Quanto às almofadas... LOL! Lindo, coitado do empregado que tiver de arrumar a casa depois... :P

headache disse...

O teu favorito é o Takamisakari, correcto?

Pires disse...

O video das almofadas a voar está lindo! Essas cerimónias podem durar uma data de tempo mas esses pormenores que tornam tudo ainda mais especial, eu gosto ^^
Com este post fizeste-me lembrar duma parte afectada da minha infancia quando eu tinha a pancada que queria ser lutador de sumo... Oh dark days --; lolol
Resto de dia bom!

cumprimentos

Anónimo disse...

Já percebi que quando chegares cá vais ter a tua televisão sempre no canal que estiver a dar "Sumo".
Vens daí uma dondoca! Spas, sumo, enfim uma vida de lord! Estas são questões importantes a considerar no doutoramento, sempre são mais uns pontos...

headache disse...

Vais passar a vida no Eurosport quando voltares, é o que é...

Anónimo disse...

Magistral!

S. disse...

Epa, brutal, mulher!!! Só hoje consegui ver os vídeos e tão demais!! ;)

Quanto às almofadas, eu diria que parece o final de uma corrida de toiros - que é como os aficionados dizem ;) -, tudo a mandar camisolas e flores e o camandro!! hahahaha

Bjs

Anónimo disse...

As fotos e os vídeos estão mto giros.
Tenho visto alguns combates no Eurosport. De inicio não percebia nada, mas achava alguma piada. Com algumas explicações de um comentador português que vai estando por lá já vou percebendo alguma coisa.
Tenho uma dúvida, no final de cada combate o vencedor recebe um envelope, é o prémio do combate verdade ?
Não sei se viste mas há um mto engraçado, antes do combate farta-se de dar chapadas nele próprio, tem mesmo cara de maluco.
Beijos
Carlos

wednesday disse...

Estava no outro dia na elíptica no ginásio a ver a eurosport, tava a dar Sumo! Só me lembrava de ti... :P

Essa cena das chapadas também vi! Os gajos devem ter ou um parafuso a menos ou a mais...

headache disse...

Carlos e wednesday, o gajo das chapadas chama-se Takamisakari, e parece que é um favorito do público ambora perca mais vezes do que as que ganha. Enfim... :)

Nem todos levam envelope, o comentador uma vez explicou a regra de atribuição do envelope (já não me recordo), mas é mesmo um maço de notas que está lá dentro.

headache disse...

*INTERMISSION*

A autora volta dentro de momentos, porque a vida no Japão não é só trabalho :)

Unknown disse...

Bem esta noticia do sumo tem muito que se lhe diga

Que festança

O IO-CU-SUMO "Yokusuna" perdeu para o japa, apesar dos sacos de arroz que alguem deixou espalhados no recinto.

Sempre que o IO-CU-SUMO se mexia o pessoal delirava, acredito também eu delirava ao ver um gajo com 200 quilos a mexer-se como um galo na capoeira lol

lol.

Mas os grandes momentos deste post são mesmo a luta do david contra golias, com o golias a fazer uma pirueta para o tapete, ainda bem que a bela da

tanguinha estava bem presa e que dizer da chuva de almofadas, upa upa, pelos vistos com a idade o bichinho dentro deles vai crescendo, deixam de ser

aquelas crianças pacatas que todos vimos para passarem a ser uns doidos atiradores de almofadas lol lol.

headache disse...

SERÁ QUE AINDA HÁ JAPÃO?

∫nês disse...

Sentis-te o sismo?

Mitsuko disse...

ola Carlos e Wednesday!

Sim é verdade o envelope é mesmo o prémio. Qaunto a esse das chapadas foi mesmo um dos momentos altos do dia!! Não vos passa o público começa completamente a delirar qd ele entrou eu como não sabia quem ele era perguntei ao ingles: Este é dos bons não?? Ele respondeu que nem por isso mas que o pessoal adora-o pelo show que ele dá! Eu não disse no post, mas antes de cada jogo entram uns homens com os patrocinadores de cada jogador, esse é dos qe tem mais!!:P Foi lindo!!:P

Mitsuko disse...

ola Ricardo!

Olha que alí 200kg parecem penas, eles mexem-se mas mexem-se mm bem :P
Qt à tanga, é uma questão que se me coloca mts vezes, não faço ideia como é que aquilo nao cai:P
Vamos esperar por um bom momento desses:P Fica prometido como próximo vídeo:P