sexta-feira, 2 de março de 2007

Não se fazem crianças como as Japonesas

Todos os dias de manhã via as crianças a brincarem perto de minha casa, numa brincadeira agitada, era uma euforia matinal que nem vos digo. Mas que miúdos irrequietos! Ora vejam lá a foto:



Não mexem uma palha! É impressionante!!

O auge da agitação é quando chutam uns ouriços, que caiem das árvores, muito devagarinho, uns para os outros.

A brincadeira, movimentada e perigosa, acaba sempre que o ponteiro marca 7:50. Sózinhos, sem ninguém os avisar, lá começam eles o seu ritual de ida para a escola. Ora vejam bem o NÍVEL destes míudos.

Vão sozinhos, sem adulto nenhum para tomar conta deles. Um deles, pelo que me parece , é o "líder" (já tentei perguntar aos japas mas nunca percebem o que estou a querer saber, já desisti :P). Esse leva uma faixa laranja para se distinguir dos outros e é ele que comanda a tropa. Vão sempre em filinha indiana sem saírem dos seus lugares. Não há cá risos, não há cá brincadeira, é uma coisa séria a ida para a escola!! Vamos lá a ver!!

Cada grupo não tem mais do que uns 10. Vão sempre nos mesmos grupos e pelo que vejo o líder vai mudando. Os rapazes vão sempre separados das raparigas e os uniformes são diferentes para cada sexo. As raparigas vão todas de azul, mochila vermelha e meias brancas pelo joelho, sim mesmo nos dias em que estão temperaturas negativas lá andam elas de pernas ao léu :S. Os rapazes vestem-se todos de preto com mochila preta.

Ora vejam lá esta beleza. Até dá gosto ver crianças assim... Bahhh...





As fotos não estão lá grande coisa, mas acreditem que foi MESMO o melhor que consegui. Sim, porque nem imaginam o que passei para tirar estas fotos.
Como os míudos passam sempre em frente ao bus que apanho para a fábrica, não me apetecia muito fazer figura de ursa a tirar fotos em frente aos meus colegas, por isso escondia-me atrás das árvores para ver se apanhava as imagens da vida real. :P
Quem me visse de certeza que pensava que eu devia querer raptar algum dos miúdos :P
Mas o cúmulo é que as fotos tiradas com grande esforço atrás das árvores ficaram uma porcaria tal, que tive de me deixar de vergonhas e ir para a frente do bus tirar estas.

Vejam lá bem o que eu não faço só para vos mostrar estas cenas japas. :P

De qualquer das formas, acho que temos que importar rapidamente uns miúdos destes para darem umas lições aos nosso miúdosl! Os nossos nem de chicote na mão se comportam bem. Mas alguma vez uma criança tuga iria sozinha parar de brincar para ir para a escola em fila indiana??

Isto só mesmo no Japão!! ;)

15 comentários:

S. disse...

Elahhh até tou cansada de os ver mexerem-se!!! Fogo!

Os japas não são normais, como poderiam os seus filhos ser normais?

Aiii, a tua madre já deve estar a pensar: "Quem dera aquela reguila tivesse sido assim comportadinha..." hahahaha (brincadeira! =P)

Vê lá se descobres o que fazem eles em casa aos filhos para os cansarem de tal maneira, que justifique essa movimentação toda logo pela matina... Descobre para que no futuro, não faças aos teus, que isto de putos que não brincam, não te piadinha nenhuma! hahahahah ;)

Ainda bem que deixaste a vergonha e te atiraste para a frente das árvores. ;) Isto é mesmo digno de se ver!

Apesar de tudo, gosto da teoria dos uniformes diferentes para M e F. Eles nem devem ser reconhecíveis para terem que usar uniformes diferentes... LOL =P

Anónimo disse...

Que adoráveis criancinhas! Com tanto recato e compostura, se um dia vêm à Europa, ficam com os olhos direitinhos, pois em bico já os têm!

wednesday disse...

Eztúpidoz... Amadora conta? :D

... disse...

Vim cá pela primeira vez! Pressuponho que ainda não chegou a moda dos miúdos hiperactivos ao Japão!!! Qual é a taa de psicólogos clínicos desempregados por essas bandas???

... disse...

Vim cá pela primeira vez! Pressuponho que ainda não chegou a moda dos miúdos hiperactivos ao Japão!!! Qual é a taa de psicólogos clínicos desempregados por essas bandas???

... disse...

taxa*

Anónimo disse...

Encontrei este blog por acaso... quer dizer, alguém o referiu num comentário noutro blog e tal...
Confesso que li tudo um bocado na diagonal, mas fiquei fã. É interessante saber como é o Japão, país que me fascina imenso, visto pelos olhos de uma ocidental... que, ainda por cima, fala português. Se me permites, vou-te adicionar aos meus favoritos...
Continua o fantástico trabalho! :)

Hachi disse...

ola!! Alguém foi ao meu blog e deixou lá o endereço do teu blog! (foi assim que o tiago te encontrou! :P )

Eu adorooo o japão! Leio tudo sobre esse grande pais, e estive a aprender Japones, só para sentir "mais próximo" desse grande país! Adoro a sua magia, as danças, os meninos, as historias, os contos, os monumentos, as regras, o "saque"..heheh Tudiiinho!

Vou colocar o teu endereço no meu blog! :) Continua a divertir-te ai...colocaste-me cheiiia de inveja! =(

Beijinho!

ou melhor: Kisu , lol

Anónimo disse...

Eu axo k com tantos fãs assim do teu blog devias ter pensado em publicar um livro e não em fazer um blog... sempre ganhavas umas massas:DDD
Epá kto aos ptos, até eu (esta pessoa sossegadita) me mexia mais kdo era pekanita. Brincar na rua era mesmo o auge da minha felicidade... ah velhos tempos... kdo voltares temos que organizar um jogo do piolho:P
Bjs

headache disse...

O culpado da "publicidade" sou eu, he he!

Hachi disse...

Andei por aqui no fds..mas nada disseste. fica bem.

Anónimo disse...

Estupendo :)
Mas continuo a preferi-los mais mexiditos... temos sempre a opção de os por de açaime e trela!
(eheheheheh - brincadeirinha)

headache disse...

A autora tem andado assoberbada de trabalho (isto de andar no Japão não é só passear, diga-se). Voltará aos posts muito em breve.

Mitsuko disse...

ola Tiago e Catarina!

Ainda bem que gostam do blog! Acho é que o apanharam numa fase mais paradita, não tenho tido tempo para escrever! Mas espero voltar aos meus posts diários rapiadamente :P
Continuem a dar notícias !

Fiquem bem!

Mitsuko disse...

Xana eu conheço-te?
Se sim não estou a ver quem sejas :P
De qualquer das formas eu tb prefiro uns miudinhos mais mexidinhos assim não tem piada nenhuma:P Nao sao verdadeiras crianças...
Xauzinho